
Entao lá vai ... eu pertenço a uma simpátiva povoação situada no paraíso de Portugal o Algarve.
Boliqueime é uma freguesia com cerca de 45 km² de area e com sensivelmente 6.000 Habitantes.
Boliqueime encontra-se no Barrocal Algarvio, de onde podemos observar em diversos locais uma belíssima paisagem. Estrangeiros que escolhem este local para sua área de residência e férias para poder usufruir de um sossego e calma como também de uma magnifica paisagem maravilhosa e única. Segundo os arquivos em Abril de 1838 Boliqueime foi anexado ao conselho de Loulé tendo sido transferido para o conselho de albufeira. Durante 16 anos, Boliqueime pertenceu a Albufeira, concretamente entre 1839 e 1855. Voltando assim mais tarde ás suas raízes dia 24 de Outubro de 1855, voltou a pertencer a um dos maiores conselhos portugueses Loulé.
Segundo os "antigos" o Povo de Boliqueime antigamente era situado mais a Sul, na zona mais junto á estrada principal que liga o Algarve E.N.125. Mas segundo uma pessoa entendida, Ataide Oliveira e um grande estudioso sobre a região Algarvia , dizia que Boliqueime era situado mais a sul ainda, sitio hoje denominado por Olhos d'Agua. O nome Boliqueime é de Origem Italiana que significa Olhos D'Agua em Italiano. Estes percorriam a costa Algarvia na actividade piscatória e dirigiam-se a "Olhos d'Agua" em busca de Agua potável, ao famoso "Poço de Boliqueime" entre o século XII e o XV. Este nome agradou ao residentes ficando assim até hoje.
D. João I ordenou experiências em Boliqueime para a plantação de Cana de Açucar, mas com o terramoto em 1755 de Lisboa, Boliqueime ficou praticamente destruído, essas experiências falharam. Boliqueime foi reconstruido mais a norte onde tem vindo a crescer, como freguesia e onde se reconstruiu a sua povoação, e de onde se espera uma expansão cada vez maior.
A Igreja de Boliqueime ficou totalmente destruída com o terramoto, e foi novamente reconstruida em 1759, num local mais a norte do que a antiga a nova Igreja Matriz de Boliqueime foi dedicada ao Mártir S. Sebastião, situada no centro do Povo de Boliqueime, temos um museu situado bem pertinho da igreja. Em S. Faustino temos também uma igreja uma homenagem a este Santo Padroeiro. A antiga escola primária de Boliqueime, a nova Escola Básica Integrada Prof. Aníbal Cavaco Silva. o Lar da Terceira Idade com o Centro de Dia, a Creche e o Jardim de Infância,Pavilhão Gimnodesportivo e o Comunitário de Vale Silves (das maiores estruturas e com mais condições do Algarve), são algumas das infraestruturas que a freguesia possui.
Boliqueime tem varias Associações privadas sem fins lucrativos e um Clube Deportivo, vou falar das duas que melhor conheço e simpatizo, e penso que as com mais história em Boliqueime
Casa do Povo e o Clube Desportivo de Boliqueime.
A Casa do Povo de Boliqueime tem quanto a meu ver um papel muito importante no papel para a freguesia de Boliqueime. O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Boliqueime já conta com 25 anos sempre a representando os nossos antepassados, este Rancho tem participado de Norte a Sul do país, em Festivais de Folclore e também participou nos IV Jogos Mundiais da Paz em Marrocos, Fes, Meknes e Ifrane. Tem tambem uma equipa de ciclotorismo os Montanelas que tambem percorrem as estradas representando as cores da nossa terra.
Clube Desportivo de Boliqueime, fundado em 1988 oficialmente. Conhecido por varias modalidades Futebol, Petanca, Hoquei em Patins, Futsal são as que são praticadas ainda hoje. Os palmarés deste clube são vastos não tantos como se esperava mas temos exelentes participações nos Campeonatos Masculinos e Femininos de Hoquei em Patins levando atletas ás selecções nacionais e na Petanca jogadores que atingem objectivos a nivel do clube e da Selecão Nacional, frequentemente.
Em Boliqueime todos os anos se cumpre varias tradições, entre o final de Junho inicio de Julho todas as Colectividades da Freguesia de Boliqueime juntamente com a Junta de Freguesia organizam umas das festas mais conhecidas e reconhecidas pela Região do Algarve. As festas Populares de Boliqueime são em volta da Igreja Matriz que oferecem a todos um serviço de jantares típicos, onde se incluem as tradicionais comidas: papas de xerém, a galinha com grão ou a chouriça assada, entre outros pratos que fazem as delícias dos algarvios, sempre regado de boa bebida sumos sem gás, medronho, Vinho, Ginginha, e cerveja, onde não é apenas mais uma festa de tasquinhas mas sim uma festa tradicional, onde tudo é elaborado á maneira antiga e todos se trajam devidamente comforme a actividade exercida, e dão a todos os que por lá passam uma recordação de como se vivia nos antepassados nesta localidade. Estas festas são fruto de muito trabalho e convicção de pessoas que tem um papel muito importante e que tem um orgulho imenso nesta Terra. Mantêm-se vivas algumas tradições, tais como as feiras de 4 de Agosto e 17 de Outubro; a festa em honra de Nossa Senhora das Dores, São Luís e São Sebastião, em Setembro; a festa de São Faustino, no Domingo de Pascoela.

Boliqueime vive da Agriculta mais nomeadamente da Laranja e da Alfarroba, e do pequeno comercio, em torno da Fonte Boliqueime, que tem acesso ás duas principais estradas do Algarve a E. Nacional 125 e a A22 antiga Via do Infante. Boliqueime prepara-se para expandir mais ainda com a futura zona industrial, o que trará outro movimento. Nesta terrinha ainda podemos encontrar uma "Taberna" , sitio onde podemos apenas comer a melhor bifana do mundo, com os melhores molhos e a mini mais fresca. ( é um dos sitios mais visitados em Boliqueime)

Muitas pessoas não imaginam o quão enorme e interessante esta localidade é!!! Situada como uma janela no Barrocal algarvio sugiro a quem não conhece que possa fazer uma visita. E possa desfrutar de tudo o que esta "terrinha" tem de bom!!!
Joel Vieira






Gostei muito.
ResponderEliminarE realmente, as bifanas.....
Abraço, Joel